quarta-feira, 10 de março de 2021

CLARA FILIPA CAMARÃO

 


Clara Filipa Camarão nasceu no começo do século XVII no Rio Grande do Norte, na aldeia Igapó. Acredita-se que ela fazia parte do povo tupi que residia na região.

Ela foi catequizada por jesuítas em sua tribo e foi companheira de Antonio Felipe Camarão, português de quem assumiu o nome. Seu nome de índia não é conhecido.

O grande destaque de Clara foi como guerreira. Ela deixou os hábitos domésticos típicos tanto para as tribos indígenas quanto para as mulheres portuguesas da época e lutou contra as invasões holandesas em Pernambuco – foi destemida o bastante para ficar à frente das linhas de batalha! Clara tentou defender as posições militares e a população também.

Enquanto muitas mulheres fugiam do local, levando seus filhos, Clara permaneceu no combate. Ela também foi líder de um pelotão formado só por mulheres, chamado de “Heroínas de Tejecupapo”.

FONTE – AS MINHAS MEMÓRIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STPM DA RESERVA REMUNERADA DA PMRN - JOTA MARIA, MOSSOROENSE, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES, COM MAIS DE 2 NIL LINKS

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

CLARA FELIPA CAMARÃO

  Pertencente à tribo que habitava a margem esquerda do Rio Potengi, Clara Maranhão nasceu provavelmente em Aldeia Velha, arredores de Nat...